Acho que não me lembro da primeira vez na minha vida em que acampei, sinto que é algo que faço desde sempre. Efetivamente, esse sentimento não foge muito da realidade, pois mesmo antes de eu nascer os meus pais já acampavam e a infância da minha mãe foi passada assim.
Para além disso, já acampei em diferentes contextos e circunstâncias que definitivamente influenciaram a minha estadia. Desde acampamentos em família com tudo a que temos direito aos campismos com amigos em festivais em que ficamos reduzidos àquilo que cabe nos poucos carros que arranjamos.
Para usufruir da melhor experiência, quer sejam com muitos ou poucos recursos, há certas coisas das quais não prescindo:
-Tenda: parece óbvio :) no entanto a escolha da tenda é super importante. Tenho três tendas sendo que duas delas já duram há imensos anos. Infelizmente, aquela que mais uso ocupa imenso espaço no carro, o que por vezes condiciona um pouco todas as outras tralhas que também preciso, daí que aconselhe uma tenda prática de montar e desmontar mais acima de tudo, prática de transportar.
Eventualmente vou investir numa que dê para transportar facilmente numa mochila para poder levá-la no avião, até lá contento-me com a que tenho.
-Saco-cama: lá em casa temos para todos os gostos, quer seja de inverno ou de verão ou até mesmo em formato sarcófago. Invariavelmente uso sempre o mesmo: saco-cama de verão. Ou seja, o tecido é muito menos quente face aos outros - se tiver frio no inverno uso mais roupa, técnica que para as temperaturas portuguesas tem servido mas duvido que resultasse em países como a Estónia, por exemplo.
Para além disso levo sempre uma colchonete - por uma questão de pragmatismo acabo por dispensar uma boa almofada que é substituída por roupa grossa enrolada entre si ou levo uma almofada insuflável.
-Lanternas e frontal a pilhas: São imprescindíveis mesmo estando em parques de campismo e tendo acesso à eletricidade. São os nossos melhores amigos para ir à casa de banho ou para andar à volta da tenda à noite - convém sempre conferir antes de acampar se as pilhas ainda dão.
No caso de terem acesso a eletricidade vale sempre a pena levar uma extensão de eletricidade para poderem tirar o melhor partido da mesma.
Sacos do lixo: Mesmo acampando apenas uma noite é quase impossível não fazermos lixo por isso para deixarmos sempre a natureza tal como a encontramos é imprescindível levar sacos do lixo.
Tendo estes itens conseguimos sobreviver a acampar, desde que seja por pouco mais que uma noite. Sobreviver não quer dizer que aproveitem ao máximo o potencial que o campismo tem, daí que existam uma série de outras coisas que podemos levar para tornar a nossa estadia na natureza ainda mais agradável.
-Fogão a gás: A menos que queiram gastar dinheiro a ir comer sempre fora, o fogão a gás é o vosso melhor amigo, nem que seja para tomar o primeiro café da manhã. O melhor é que seja prático de transportar e que não pese muito - o meu é da Campingaz e muito sinceramente acho que nunca vi ninguém com outra marca que não esta. A grande vantagem é que as botijas de gás são facilmente encontradas em bombas de gasolina.
Loiça: Lá em casa temos um local reservado apenas para loiça de campismo. Normalmente as coisas a levar não varia muito a não ser os copos, pratos, talheres e malgas que dependem do número de pessoas que vão acampar.
(Os talheres são normais enquanto que os copos e pratos que comprei há mais de dez anos são de plástico mas super resistentes e ainda hoje duram).
Quando tiver que fazer um novo investimento nesse tipo de coisas vou optar por materiais mais sustentáveis.
Costumo levar também uma panela e uma frigideira, ambas não muito grandes até porque tudo isto é transportado numa bacia com furos para a água escorrer na altura de secar a loiça, não dispensando panos para secar a loiça.
Cordas, molas e sabão: assim podemos facilmente lavar roupa caso seja necessário e deixá-la a secar ao lado da tenda. A corda pode também servir para pendurarmos mais facilmente as luzes, por exemplo.
Cadeira desdobrável: se há conforto que não dispenso mesmo que seja para acampar apenas um dia é da minha cadeira de campismo. Foi um pequeno investimento que tive que fazer mas compensa completamente o conforto de a qualquer momento nos podermos sentar e comer nela - para além disso é desdobrável, o que não dificulta muito o seu transporte.
Colchão de ar: A minha mãe costuma dizer que existem dois tipos de pessoas, as que precisam de algum conforto a dormir e aquelas que podiam dormir em cima de um fio de telefone que não se importavam. Eu faço parte do segundo tipo.
No entanto, acabo sempre por levar um colchão para as férias em família e uma bomba de ar elétrica para ser mais fácil de encher.
Esteiras e tapetes: Gosto de ter ao pé da tenda um local para poder pôr o calçado e não levar tanta sujidade para dentro dela. Quanto aos tapetes acabam por tornar sempre o local mais agradável e permite que facilmente nos sentemos no chão.
Canivete: Quer precisemos de tesoura, faca, saca-rolhas, ou até mesmo lima para as unhas conseguimos ter tudo isso num objeto mais pequeno que o nosso telemóvel. De todas as vezes que me esqueci dele para acampar arrependi-me.
Geleira e cubetes de gelo: Quer seja elétrica ou não conseguimos sempre conservar alguma comida, usando a geleira como um mini-frigorífico. Para além disso, muitas das vezes os parques de campismo não se importam de conservar as nossas cubetes no frio para se poderem utilizar mais tarde.
Resumindo:
Dependendo do tipo de campismo que queremos fazer existem diferentes coisas que podemos levar, no entanto algumas delas revelam-se absolutamente imprescindíveis:
Tenda;
Saco-cama e colchonete;
Almofada insuflável - sendo que podem sempre optar pela técnica da camisola;
Lanternas e frontal a pilhas;
Sacos do lixo;
Para podermos usufruir de uma melhor experiência de campismo existem coisas das quais podemos prescindir dependendo da situação mas que sem dúvida nos dão maior conforto:
Fogão a gás;
Copos, pratos, talheres e malgas;
Panela, frigideira, bacia com furos e panos para a loiça;
Cordas, molas e sabão;
Cadeira desdobrável;
Colchão de ar e bomba de ar (quer seja elétrica ou manual);
Esteiras e tapetes;
Canivete;
Geleira e cubetes de gelo.
Deixo aqui a checklist para descarregarem :)
Não mencionei praticamente nenhuma marca dos meus objetos de campismo pois a maior parte deles são da marca Quechua, à venda na Dechatlon. Apesar de já ter optado por outras marcas no passado estas parecem-me ter o melhor preço/qualidade para o meu tipo de campismo e a maior parte dos produtos que tenho duram há anos-
Por último, não se esqueçam, devem sempre tirar o melhor partido da natureza, desde que a tratem sempre com o maior respeito do mundo!
Bom campismo!
留言