Estou sempre à procura de novos locais onde possa pernoitar, no entanto encontrei este local por acaso e decidi partilhar convosco nomeadamente por se encontrar na emblemática N2.
Ainda não tive a sorte de a percorrer do primeiro ao último quilómetro mas acabei por arranjar mais um motivo para o fazer.
Estávamos em Vila Real com o calor abrasador que faz no verão e queríamos encontrar uma piscina que não tivesse muita gente, nomeadamente nesta altura em que todos os cuidados são poucos. Ouvimos falar numa piscina pública Samardã e foi para lá que nos dirigimos.
Chegamos a esta terra, que se situa entre o quilómetro 49 e 50 da Nacional 2 e subimos até ao topo da aldeia à procura das tais piscinas que nos tinham falado, mesmo sem encontrarmos referências nenhumas na internet sobre as mesmas.
As únicas indicações que tínhamos era que as piscinas se encontravam junto a uma série de pinheiros que se avistavam ao longe e efetivamente subimos todas as ruas que pudemos para ir ao encontro deles.
Ao chegarmos lá apercebemo-nos que não eram umas meras piscinas municipais, mas sim um complexo que fazia parta da Associação Cultural e Desportiva da Samardã.
Como não eramos sócios da associação tivemos que pagar um euro pela entrada, sendo que nos puseram logo à vontade para utilizarmos as piscinas (uma maior e outra para crianças, mais pequena) explicando-nos o funcionamento do local.
Para além das piscinas havia também balneários (que estavam imaculados) onde podíamos tomar banho, um bar se quiséssemos petiscar qualquer coisa (mas como é habitual já íamos preparados com o nosso farnel) e ainda um campo de futebol onde estavam alguns miúdos a jogar.
(Para quem tem vans e caravanas este local é também ótimo pois para além de poderem tomar banho à vontade têm imenso espaço para estacionar os veículos)
O responsável da associação que nos cobrou a entrada disse-nos ainda que podíamos pernoitar ali se quiséssemos ou ficar até às horas que nos fizesse sentido. Foi aí que decidimos explorar melhor o terreno pois não é todos os dias que se encontram locais assim.
Para além da vista incrível para a Serra do Alvão existia ainda um parque infantil, algumas mesas de piquenique e um local para fazer churrascos, tudo isto por um simbólico euro.
Acabamos por apenas usufruir da piscina, tal como tínhamos planeado no entanto ficamos a saber de um novo local incrível para passar passar o dia e, quem sabe, passar a noite!
Comments