top of page
Foto do escritorSpirit Bird

Onde reservas os teus voos?

Atualizado: 25 de abr. de 2020

Esta deve ser das perguntas mais frequentes que me fazem quando as pessoas à minha volta decidem marcar uma viagem. Por já ter alguma experiência e já ter cometido alguns erros, decidi escrever este post precisamente para clarificar e ajudar futuros viajantes.


Em primeiro lugar, o motor de busca que uso é quase sempre o momondo, no entanto muitas das vezes acabo por ir confirmar também ao skyscanner se a reserva que estou a pensar fazer é efetivamente a mais vantajosa (ambos são motores de busca de viagens tipo google). Tanto um como outro acabam por ter vantagens não só por comparar preços de diversas companhias aéreas voos como também sugere combinações de várias companhias para fazer viagens com escalas que acaba por ficar mais baratas do que se reservarmos os voos separadamente.


(Um exemplo disto foi quando voltei da Estónia para Portugal - havendo voos diretos para além de raros são super caros. Assim sendo, decidi pesquisar na momondo a melhor opção ao que me apareceu por 180 euros já com mala de porão incluída a seguinte combinação: Tallin - Amesterdão pela LOT Airlines e Amsterdão-Porto pela TAP. Esta combinação estava a este preço na momondo, no entanto caso tivesse reservado os voos em separado em cada uma das companhias, o preço subia para os 250 euros e teria que me preocupar com dois check-ins independentes em cada aeroporto porque a escala tinha sido programada por mim).


Outra questão a ter em consideração é o dispositivo onde reservarmos os voos. Apesar de não perceber nada de informática, já me disseram que quanto mais procurarmos certos voos ou destinos no mesmo dispositivo mais estes estão suscetíveis a aumentarem o preço.

(Mais uma vez, esta situação também já me aconteceu quando estava a reservar voos para a Polónia, sendo que da segunda vez que abri o motor de busca no meu computador, os preços já tinham aumentado cerca de 50 euros)

Para evitar que esta situação aconteça, aconselho a fazerem SEMPRE as pesquisas num separador anónimo ou pesquisarem num dispositivo e acabarem por reservar a viagem noutro quando já tiverem a certeza daquilo que querem comprar.


Tal como referi anteriormente, muitas das vezes compro os meus voos a partir da minha pesquisa na momondo. Ao fazê-lo sou redirecionada para agências de viagens online como é o caso da Kiwi, Opodo, eDreams, etc.

É normal duvidarmos da credibilidade deste tipo de agências nomeadamente por serem online e por tratarem praticamente de toda a burocracia e nem nos termos que preocupar com o check-in antecipado, pois ele aparece-nos sempre no nosso mail já feito 24 horas antes do voo.

No entanto, com base na minha experiência, a Kiwi e a eDreams nunca me trouxe problemas nem nunca se atrasaram no envio dos cartões de embarque. Para além disso, no caso da Kiwi, existe uma multiplicidade de outras opções de transporte para chegar ao nosso destino que podem ser mais vantajosas do que o avião.


É também importante ter em conta a hora dos nossos voos para podermos aproveitar as nossas férias ao máximo. Preocupo-me sempre em reservar o voo de ida o mais cedo possível para ainda poder aproveitar o resto do dia de viagem, da mesma maneira que para o voo de volta tenho sempre em atenção para reservar para a hora mais tarde possível de modo a também aproveitar o último dia fora e não acordar logo de manhã com a preocupação de ir para o aeroporto. Isto também é relevante se pensarmos no nosso alojamento - ao reservarmos o voo de ida para uma hora tardia, acabamos por estar quase que a pagar um dia extra de alojamento porque na noite em que chegamos só precisamos de um sítio para dormir, acabando por nem aproveitar o que o sítio para onde vamos tem para nos oferecer nesse próprio dia.


Por último mas não menos importante, é fulcral estar atento aos saldos! As companhias low cost estão constantemente a fazer dias ou semanas promocionais e se formos logo dos primeiros a reservar, não só conseguimos arranjar preços incríveis e ter mais flexibilidade de datas como também estamos a evitar perder as melhores oportunidades que vão desaparecendo à medida que os lugares vão esgotando.


Resumindo:

- A momondo é um motor de busca que aconselho e que uso regularmente nomeadamente para voos com escalas, no caso dos voos diretos, por norma a melhor opção é reservar diretamente com a companhia aérea após ter comparado os diferentes preços na momondo;

- Reservar sempre através de um separador anónimo ou de um dispositivo diferente daquele que fizemos a primeira pesquisa;

- Pela minha experiência, podemos confiar nas agências de viagens online para onde a momondo nos redireciona por serem fidedignas e nunca ter ouvido falar de nenhum problema em relação a isso;

- Ter em atenção às horas que reservamos os voos de ida e volta para rentabilizarmos ao máximo a nossa viagem;

- Estar constantemente atento aos saldos das companhias low cost pois a melhor oportunidade pode estar mesmo à espera da nossa reserva.


Que nos dêm sempre asas para voar! Bons voos!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page