top of page
  • Foto do escritorSpirit Bird

Sesimbra e Parque Natural da Arrábida - 4 locais a não perder

Atualizado: 4 de set. de 2020

Todos os anos, independentemente das viagens que estejam planeadas, costumo acampar com a minha família nalguma zona em Portugal que ainda não tenhamos visitado. Para além do contacto privilegiado com a natureza, mantemos o espírito aventureiro vivo e não estamos demasiado presos às datas da reserva pois estas podem ser facilmente alteradas nos parques de campismo (a menos que estes estejam completamente lotados).

Foi exatamente isso que aconteceu no ano passado quando decidimos visitar a zona de Parque Natural da Arrábida onde passamos 10 dias e acampamos no Parque Municipal de Campismo Forte do Cavalo, em Sesimbra.

No entanto, na vila de Sesimbra existem muitas outras opções para além do campismo, havendo uma grande oferta de hotéis, apartamentos e casas de férias para alugar.


Apesar da desvantagem de acordarmos com algum calor na tenda na altura do Verão, por se tornar insuportável ficar a dormir mais tempo mesmo que o sol não bata diretamente, acabamos por aproveitar melhor o dia por acordarmos mais cedo.

Assim, a nossa rotina não variava muito pois aproveitávamos a praia de manhã, nomeadamente a Praia do Ouro e a Praia da Califórnia, e durante a tarde visitávamos algum local que ainda não conhecêssemos.

Quanto a estas duas praias, situadas na baía de Sesimbra, apesar de serem lindíssimas pelas arribas que as rodeiam, são praias extremamente numerosas, daí que não façam de todo o meu género de praia.

Relativamente aos locais que visitamos, deixo aqui os que mais gostei e que, na minha opinião são imperdíveis numa visita a esta zona.


- Praia da Ribeira do Cavalo

Esta praia, que se situa nos arredores de Sesimbra (perto do parque de campismo), foi-me falada por locais sesimbrenses, que contavam que em tempos era considerada um "paraíso perdido" dado o seu acesso íngreme e a sua paisagem deslumbrante com águas verdes cristalinas.

Neste momento já são mais os que se aventuram a fazer um trilho de cerca 20 minutos até à praia, para além de existirem também barcos turísticos que permitem o seu acesso.

No entanto, continua a ser uma praia não vigiada e sem acesso a rede móvel daí que continue a ter algum risco associado.

Claramente que optamos pela aventura de fazer o trilho, tendo ido preparados com sapatilhas e mochilas para o efeito e seguindo as setas verdes que indicavam o caminho.

Muito sinceramente sinto que este caminho foi muito menos doloroso por não estar de chinelos ou sacos de praia. Aconselho-vos também a levar farnel pois naturalmente, nesta praia não há cafés ou vendedores de bolas de Berlim daí que devam ir preparados até porque vale a pena passar lá um dia inteiro.


- Castelo de Sesimbra

Este castelo, de origem medieval, encontra-se numa falésia com vista privilegiada para a vila de Sesimbra, que por si só já vale a pena visitar.

O castelo localizava-se assim, estrategicamente, para poder vigiar tanto o mar como a terra, sendo considerado Monumento Nacional até por ser o último castelo português sobre o mar a estar preservado e boas condições.

A sua entrada é gratuita e podemos perceber a sua história através de placas interpretativas espalhadas ao longo de todo o castelo, sendo que a visita não dura mais de duas horas.




- Portinho da Arrábida

Já mais perto de Setúbal e ainda em plena Serra da Arrábida, a cerca de meia hora de carro de Sesimbra, localiza-se esta praia, também de águas cristalinas, que foi considerada uma das 7 maravilhas de Portugal na categoria de "Praias e Falésias". Para além desta, existem mais duas praias que fazem parte da Serra da Arrábida, sendo elas a Praia dos Galapinhos e Figueirinha (infelizmente não tivemos oportunidade de visitar estas duas).

Para quem vem de Sesimbra, tem que atravessar de carro um longo percurso de terra batida ao longo do Parque até chegar perto da praia onde deve estacionar e depois descer a pé a encosta até chegar à baía.

Aconselho também a levarem comida pois os cafés e restaurantes na zona são escassos e com preços mais altos, por isso mesmo.

Penso que existem também autocarros gratuitos que fazem este percurso pedonal, no entanto só nos apercebemos disso no final do dia quando já estávamos a percorrer o caminho de volta para o carro.


- Cabo Espichel

Visitar o Cabo Espichel é ver os acidentes do litoral do nosso país com os nossos próprios olhos (e num dia sem nuvens ainda podemos ter a sorte de ver Lisboa ao longe).

Este situa-se numa das pontas da Península de Setúbal (cerca de meia hora de carro de Sesimbra) e não só é conhecido pelas suas caraterísticas geográficas como também pela lenda que o contempla.

Dizem que foi avistada por dois peregrinos, Nossa Senhora a subir a arriba daí ter sido feito o Santuário de Nossa Senhora do Cabo em sua honra - não visitei o santuário, até porque estranhamente estava fechado mas foi bom levar com o vento forte e contemplar estas paisagens construídas pela força da mãe natureza.



Ainda aproveitamos para visitar outros locais durante estes dias (qualquer dia faço um post sobre a visita a Tróia e Setúbal), no entanto estes pareceram-me aqueles que mais valia a pena visitar nomeadamente pelas razões que fui mencionando em cada um deles. Para quem quiser visitar a zona do Parque Natural da Arrábida e não quiser ficar a dormir em Sesimbra, aconselho mesmo assim a visitarem esta vila piscatória que tem histórias do mar eternizadas em todos os seus recantos.


Resumindo:


- Na minha opinião, Sesimbra é um bom local para se ficar de modo a conhecer a zona do Parque Natural da Arrábida;

- As praias sesimbrenses, apesar de caraterísticas pela baía que as envolve, são numerosas no Verão daí que não aconselhe muito, nomeadamente agora em tempos de Covid;

- A praia da Ribeira do Cavalo é um local mais remoto que poucos se aventuram a visitar. Vale a pena tirar um dia para percorrer o trilho até ela e podermo-nos banhar nas suas águas cristalinas;

- Ainda em Sesimbra, vale a pena dar um saltinho ao Castelo, nem que seja para ver a vila toda de cima, a entrada é gratuita e é um Castelo super interessante de se visitar;

- Das três praias existentes no Parque Natural da Arrábida, apenas tive a sorte de visitar o Portinho da Arrábida que por si só já valeu imenso a pena por toda a paisagem envolvente;

- Por último, um dos locais que mais gostei desta zona foi também o Cabo Espichel nomeadamente pelas suas enormes arribas que lutam contra o mar;

- Mesmo ficando alojado noutro lugar que não Sesimbra, esta vila piscatória tem um enorme encanto e não dispensa a visita.


Uma última nota: Estes locais são imensamente belos e é responsabilidade de cada um de nós preservá-los e deixá-los ainda melhores do quando os encontramos por isso, levem sacos do lixo, usem cinzeiros portáteis, etc... só não estraguem a natureza, para que possamos vislumbrá-la tal como ela é por muitos mais anos!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page