top of page
  • Foto do escritorSpirit Bird

Talking About - Georgia and Erasmus Mundus Joint Master Degree

Conheci o Ioseb na altura em que estive a fazer Erasmus na Estónia e muito sinceramente foi a primeira vez que ouvi falar da Geórgia enquanto país e não enquanto estado norte-americano.

Quando o conheci fiquei fascinada pelo seu sentido europeísta e pelo valor que dava às instituições europeias mesmo que o seu país não as integrasse.

A verdade é que o seu percurso académico foi enriquecido por várias oportunidades de Erasmus que foi tendo ao longo dos últimos anos.


Licenciou-se em Relações Internacionais pela Ivane Javakhishvili Tbilisi State University, na sua cidade natal e capital do país, sendo que foi ao longo do curso que aprendeu a falar a sua quarta língua, alemão (antes disso já falava georgiano, a sua língua nativa, inglês que aprendeu na escola e russo que aprendeu a ver desenhos animados quando era pequeno).

Foi nesta altura que teve as suas primeiras experiências de Erasmus, tendo realizado um semestre em Bratislava e outro em Praga, durante a licenciatura.

Qualquer pessoa pode fazer até dois semestres de Erasmus durante cada ciclo de estudos, quer seja no mesmo sítio, quer seja em sítios diferentes, só não é garantido que da segunda vez se receba bolsa de estudo, mas nada como tentar).


Após estas experiências o Ioseb candidatou-se ao programa Erasmus Mundus Joint Master Degree que contempla uma série de mestrados internacionais, sendo que os diferentes semestres são feitos em diferentes universidades. Tal oportunidade não só potencia a possibilidade de integrar e perceber diferentes sistemas de ensino como também de aprender segundo a perspetiva dos diferentes países.

Podem ver aqui a lista de mestrados que este programa engloba, sendo que abrange as mais diversas áreas, desde a Economia à Literatura, passando pelas Relações Internacionais à Medicina e até mesmo a Nanotecnologia.


No caso do Ioseb, o mestrado que acabou por tirar foi em Central and East European, Russian and Eurasia Studies, sendo que iniciou o programa na Universidade de Tartu, na Estónia, apesar da Universidade que coordena o mestrado ser a Universidade de Glasgow, onde esteve no segundo semestre - para além destas, existem ainda outras seis universidades parceiras na Hungria, Geórgia, Rússia, Cazaquistão, Ucrânia e Polónia (no caso deste mestrado em específico).

Toda a sua turma do mestrado fez os dois primeiros semestres em conjunto, sendo o primeiro na Estónia e o segundo na Escócia. O terceiro semestre ficou à escolha de cada um, tendo por base o tema da dissertação que iriam fazer e os temas que cada uma das universidades parceiras oferecia.


Acabou por ir no terceiro semestre para a Polónia, onde não só pôs em prática o polaco, que tinha aprendido nos semestres anteriores, como também desenvolveu a sua tese sobre a "Influência Chinesa na qualidade democrática da Geórgia" e realizou o estágio obrigatório integrado no programa.

Neste momento encontra-se em Espanha a acabar a tese e a terminar o quarto e último semestre pois já não é necessário estar fisicamente presente em nenhuma das universidades para concluir a dissertação.


Esta oportunidade apenas foi possível porque o Ioseb, para além de se ter candidatado ao mestrado, candidatou-se também à bolsa Erasmus Mundus que paga não só as suas propinas anuais de 12 250 euros (no caso de estudantes europeus as propinas têm o valor de 5900 euros) como também financia as viagens e tudo aquilo que seja necessário para frequentar o mestrado, tal como o alojamento, livros, etc. e ainda é dado um valor mensal ao estudante para as restantes despesas.


Esta bolsa está disponível para todos os mestrados deste programa sendo que é possível candidatar-se até três mestrados.

Mesmo não recebendo a bolsa, este programa destaca-se pela oportunidade incrível de estudar em diferentes universidades de diferentes países, conhecendo novas realidades e diferentes métodos de ensino.


Resumindo:

- Durante a licenciatura em Relações Internacionais, o Ioseb teve a oportunidade de fazer dois Erasmus em dois sítios diferentes, na Eslováquia e na República Checa - qualquer pessoa pode fazer até dois semestres de Erasmus durante cada ciclo de estudos (licenciatura e mestrado), quer seja no mesmo sítio, quer seja em sítios diferentes;

- Realizou o programa Erasmus Mundus Joint Master Degree que contempla mestrados realizados por várias universidades em parceria umas com as outras em que cada semestre é passado numa universidade diferente;

Apesar do mestrado do Ioseb ser sobre política e relações internacionais, existem outros mestrados noutras disponíveis neste programa que podem ser consultados aqui;

- Este programa é financiado pelo Erasmus + e há oportunidade de conseguir bolsa de estudos que pague não só as propinas como todos os outros custos inerentes ao mestrado, tal como viagens, alimentação e alojamento.


Tu também podes ser o próximo Ioseb, arrisca e faz-te ao mundo :)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page