• Foto do escritorSpirit Bird

Berlim em 24 horas

Atualizado: 25 de abr. de 2020

Fui parar a Berlim com um grupo de cinco colegas da universidade após termos ganho um concurso académico que nos premiou com essa viagem. Assim, tivemos direito ao voo e estadia em Berlim durante três dias mas por causa das escalas de viagem e de outros contratempos acabou por ser pouco mais de 24 horas.

O nosso primeiro voo era do Porto para Amesterdão durante a noite, sendo que chegamos a Amesterdão por volta das duas da manhã e tínhamos 14 horas de escala pela frente. Obviamente que mal o metro começou a funcionar, ainda de madrugada, aproveitamos para visitar o centro de Amesterdão que estava completamente deserto e com tudo fechado, naturalmente.

(Tal como as ruas, também o I am Amsterdam sign estava vazio então conseguimos tirar fotos sem ter turistas atrás)

Ainda estivemos com esperança que alguma padaria abrisse mais cedo para nos podermos sentar e comer qualquer coisa mas os estabelecimentos só começaram a abrir por volta das 8h, daí que tenhamos acabado por nos sentar no Mc Donald's à espera que a cidade ganhasse vida.

Regressámos ao aeroporto onde apanhamos o voo para Berlim, tendo aterrado por volta das 17h. Dirigimo-nos para o parque de estacionamento do aeroporto onde deveríamos esperar que a dona do air bnb em que nós íamos ficar nos fosse buscar.

Esperamos imenso tempo até que começamos a apercebermo-nos que provavelmente a reserva do air bnb não existia e começamos à procura de outros apartamentos para poder ficar nas duas noites seguintes.

Acabámos por ficar num apartamento enorme, com capacidade para 13 pessoas e completamente moderno, não muito longe do centro. Assim, depois de tanta agitação e de estarmos acordados há tantas horas em viagem, optámos por jantar nos arredores e voltar para casa para podermos aproveitar ao máximo o dia seguinte.

Mas afinal como é que podemos tirar partido de Berlim, sobrando-nos apenas um dia para visitar a cidade? A resposta é Free Walking Tour (sim, é mesmo grátis, no entanto os guias turísticos deixam sempre ao critério de cada pessoa a possibilidade de contribuírem monetariamente caso tenham gostado do seu trabalho).

Acordámos cedo para comprar o nosso pequeno-almoço e almoço volante no Lidl, perto da casa onde estávamos. Apanhámos o metro para o local onde iria começar a nossa free walking tour de 4 horas que nos iria ocupar praticamente a tarde toda não só a aprender sobre a história da cidade como também a caminhar por ela.

Assim, tivemos oportunidade de passar por sítios emblemáticos da cidade tais como o Portão de Bradenburgo e a Catedral de Berlim. Passamos também por várias partes do antigo muro de Berlim e ouvimos histórias sobre coisas que aconteceram durante a II Guerra Mundial e posterior divisão da Alemanha.

(A terceira foto foi tirada no Checkpoint Charlie, um dos principais locais de passagem entre Berlim Este e Oeste durante a Guerra Fria)

Aproveitamos também para visitar Topografia do Terror que é um museu gratuito que expôe todos os horrores feitos em Berlim durante o período nazi. Este é um dos sítios com uma carga negativa enorme por aquilo que representa, no entanto é super útil para percebermos melhor a história do período nazi na Alemanha.

Para além disso, conseguimos ainda visitar o Memorial aos Judeus mortos da Europa, um lugar de respeito e silêncio em homenagem ao genocídio da II Guerra Mundial.

Chegamos ao nosso apartamento já de noite onde jantamos e preparamos as malas para estarmos às 5h da manhã no aeroporto e voltarmos a casa.

Resumindo:

- Caso tenham escalas de mais de 4 horas aconselho a tentarem visitar a cidade onde estão tal como nós fizemos. Caso a escala seja em Amesterdão, lembrem-se que praticamente todos os estabelecimentos só abrem a partir das 8h da manhã.

- Tentem ao máximo certificar-se que as pessoas que têm imóveis no airbnb são pessoas de bem e têm um perfil confiável, caso contrário podem acabar por ficar temporariamente sem teto como foi o nosso caso;

- As free walking tours são uma forma excelente de conhecer os pontos mais emblemáticos das cidades onde estamos e só contribuímos monetariamente para elas se nos fizer sentido;

- Tanto a Topografia do Terror como o Memorial aos Judeus mortos da Europa têm entrada gratuita mas são lugares pesados para visitar;

- Ainda numa onda de low budget podem aproveitar para visitar também a East Side Gallery que é uma exposição feita com base no que restou do muro que mais de 100 artistas pintaram;

Nunca pensem que terem horas muito limitadas para visitar uma cidade é algo negativo, na realidade é só a promessa de que provavelmente vão querer lá voltar!